
Você sabia que nossos cabelos também podem envelhecer?
O envelhecimento capilar acontece pela diminuição das células do folículo piloso. Saiba quais são as consequências desse processo.
Assim como a pele, o cabelo também passa pelo processo de envelhecimento fisiológico. Isso ocorre porque, com o passar dos anos, a tendência é que as células do folículo piloso (estrutura que dá origem aos fios de cabelo) sofram uma diminuição, gerando o chamado estresse oxidativo.
Clinicamente, o processo de envelhecimento capilar vai além da perda da pigmentação dos fios, os famosos cabelos brancos. Essa condição caracteriza-se, também, pela redução da densidade dos fios e diminuição da haste capilar, além de alterações nas fases do ciclo capilar, diminuição na produção de sebo e aumento da vascularização (cabelo ressecado e frágil).
Apesar de ser um processo relacionado a causas genéticas, fatores externos podem acentuá-lo. São alguns deles:
- Tabagismo;
- Contato excessivo com a poluição;
- Infecções e inflamações;
- Radiações UV (exposição solar excessiva e sem proteção).
Como evitar o envelhecimento capilar?
Uma dieta rica em proteínas e vitaminas, especialmente a biotina, o silício e as vitaminas do Complexo B, é essencial. Além disso, a ingestão diária de água e a utilização de produtos capilares com proteção contra os raios UV são grandes aliadas da saúde dos fios e do couro cabeludo.
Consultar um especialista em saúde capilar é uma parte fundamental da busca por cabelos mais jovens e saudáveis. Na Clínica Muricy, contamos com uma equipe multidisciplinar, que inclui dermatologistas, tricologistas, enfermeiras e outros profissionais de saúde altamente competentes para cuidar dos seus fios.
Consulte os nossos especialistas em cuidados, tratamentos e cirurgias de transplante capilar.
Leave a Comment
(0 Comments)