Pós-operatório do transplante capilar

Publicado por Clínica Muricy em

Pós-operatório precisa ser repleto de cuidados

É normal surgirem perguntas em relação ao que é normal acontecer no pós-operatório de um transplante capilar, então esse será o nosso assunto de hoje.  

Não basta simplesmente realizar a cirurgia, os cuidados no pós-operatório são tão importantes quanto a realização do ato cirúrgico. 

Por exemplo, a forma de você deitar em casa no período que sucede a cirurgia é importante para não acontecer o edema, então dormir com 2 ou 3 travesseiros, cabeça mais elevada. 

Não encostar jamais a área calva na primeira semana do pós-operatório, porque nessa cirurgia não existe ponto, então qualquer roçar, qualquer trauma leve pode tirar uma raiz do lugar onde foi colocada. 

Além disso os cuidados que vem a seguir no sentido de quando o paciente poderá lavar os cabelos. 

Aqui na Clínica Muricy nós entregamos um kit para o paciente, com tudo aquilo que ele vai precisar usar no primeiro mês depois da cirurgia, o shampoo, a vitamina, a loção capilar e aconselhamos o uso com as datas específicas. 

Cicatrização 

Muitos nos perguntam se é normal coçar tanto ou se é alguma alergia. 

A fase de cicatrização gera coceira, então se o paciente apresenta uma coceira um pouco exagerada ou fora do normal nós orientamos a medicação adequada para a coceira, mas isso faz parte de um processo de caracterização. 

Algumas vezes podem surgir pequenas espinhas no couro cabeludo e isso também faz parte do processo.

Isso porque, quando nós transplantamos a unidade folicular, do lado de cada pelo existe uma glândula sebácea. 

A glândula cicatriza primeiro e começa a exercer a sua função antes do pelo aparecer através da pele. 

Então durante esse período, que é mais ou menos de três meses, até que o pelo surja, às vezes pode acontecer uma ou outra pequena espinha. 

O paciente entra em contato conosco e nós fazemos uma drenagem e uma assepsia. 

Vermelhidão 

A vermelhidão também acontece, porque são milhares de micro perfusões na pele calva e o organismo vai fazer uma resposta inflamatória que gera vasodilatação e a pele fica mais avermelhada. 

Em torno de 2 ou 3 meses vai retornando ao normal e normalmente quando os pelos surgem a gente observa que a vermelhidão desaparece. 

Lavagens 

Outra dúvida dos pacientes está correlacionada à lavar a cabeça e ter uma atividade normal, ou seja, poder entrar debaixo do chuveiro. 

Nós temos que aguardar 10 dias para a pele cicatrizar bem e daí você pode voltar à sua rotina normal de lavar os cabelos no chuveiro e também consegue voltar a praticar atividades físicas. 

Edema

É normal inchar? Se não houver cuidado com a postura no início do pós-operatório, acontece, pela ação da gravidade, de o líquido que foi infiltrado para fazer vasoconstrição e a anestesia de uma forma geral, descer e fazer edema na região dos olhos. 

Por isso atualmente, na era do celular, nós orientamos os pacientes a não abaixarem a cabeça.  

Novos fios

Por último muito os pacientes perguntam se o cabelo já vai nascer e se vão ficar cabeludos no mês seguinte. Não é assim que acontece. 

Os cabelos caem, é esperado que os fios caiam em torno de 30 dias e comecem a nascer a partir de 90 dias. O resultado não é imediato. 

Fora esses efeitos colaterais que seriam respostas esperadas no pós-operatório, se apresentar algo diferente o paciente deve imediatamente entrar em contato com o médico.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *