Edema pós-operatório: saiba como evitar
Quais cuidados ajudam a evitar o edema pós-operatório
O pós-operatório de um transplante capilar, assim como ocorre com outros procedimentos cirúrgicos, desperta muitas dúvidas, principalmente em relação ao edema.
Mas será que existe uma forma de evitar o inchaço? Como deve ser feito o repouso? Quais cuidados podem evitar o edema?
Por que o edema acontece?
A pele do couro cabeludo é muito aderida e muito próxima a uma membrana enervada chamada periósteo, a qual envolve o osso.
Então, para realização da cirurgia capilar, nós injetamos uma solução anestésica com vasoconstritor e também volume, para que a gente promova como se fosse um colchão e, assim, possa fazer as incisões com segurança.
Posteriormente, pela ação da gravidade, esse líquido acaba descendo para a região dos olhos, fazendo um edema no rosto, caso a pessoa não faça repouso.
Quais são as orientações pós-operatórias?
Ou seja, quando você faz a cirurgia capilar, mesmo que não tenha incisões grandes, não significa que no dia seguinte já vai estar tudo cicatrizado e você pode ter uma vida normal.
Infelizmente, não é tão rápido e é por isso que nós indicamos a realização da drenagem postural, com o pescoço sempre a 90° e a cabeça levemente para trás.
Também é preciso cuidar muito com o celular, porque o movimento de abaixar a cabeça faz com que o líquido desça e faça o edema nos olhos. Por isso o repouso é essencial e o cuidado com a postura também.
Quando o paciente vai dormir, deve usar dois travesseiros, mantendo a cabeça sempre elevada em relação ao restante do corpo.
Além disso, fazer compressas geladas na área dos olhos ajudam a evitar o edema.
Então, seguindo as recomendações médicas em cada fase do pós-operatório, esses primeiros dias e semanas vão passar de forma mais tranquila, assegurando o resultado da cirurgia.
Se você deseja fazer um transplante capilar ou saber mais sobre a técnica, agende a sua consulta!
0 comentário