A importância do tamanho do punch no transplante capilar

Publicado por Clínica Muricy em

Saiba se o tamanho do punch errado pode comprometer cirurgias futuras 

O tamanho do punch usado no transplante capilar com a técnica FUE pode impedir a realização de cirurgias futuras? 

Primeiramente, FUE significa extração de unidades foliculares. Essa técnica surgiu em 2002, com a ideia de utilizar punchs de 1 milímetro de diâmetro para a remoção das unidades uma a uma. 

Às vezes, recebemos no consultório pacientes que realizaram o transplante com essa técnica há alguns anos e que gostariam de repetir o procedimento, para melhorar a densidade capilar. 

Porém, quando vamos analisar a área doadora desses pacientes, notamos grandes cicatrizes arredondadas por todo o couro cabeludo.

Assim, a grande questão é que realizar um transplante capilar com punchs de 2 milímetros ou mais, até 3 milímetros não é técnica de FUE. 

Cicatrizes na área doadora

Na verdade, o punch é um instrumento ao qual os dermatologistas estão habituados, pois surgiu para a realização de biópsia de couro cabeludo, para o qual é utilizado até hoje, mas com 4 milímetros de diâmetro.

Ou seja, é uma esfera bem importante e que deixa uma cicatriz arredondada e esbranquiçada na área doadora. 

Certamente, quanto mais cicatriz, mais dano na área doadora e menos fios podem ser extraídos no futuro, pois isso gera uma rarefação. 

Na verdade, a área doadora é finita, ela tem um limite, afinal o cabelo removido não nasce de novo, ao contrário do que muitas pessoas pensam. 

Portanto, diante da possibilidade de se ter um dano substancial, é preciso ter muito cuidado na escolha do profissional que vai realizar o transplante capilar e na habilidade que ele tem na utilização de punchs pequenos.

Como é feito na técnica FUE? 

Então, na evolução da técnica FUE, nós conseguimos extrair com punchs muito menores e delicados. 

Aliás, nós não usamos mais a técnica manual e sim uma caneta motorizada, a qual nos permite regular a vibração, a rotação e a oscilação que nós queremos para facilitar a extração. Atualmente, nunca passamos de 0,85mm. 

Obviamente, quanto menor o tamanho do punch, menor a cicatriz e maior será a preservação da área doadora, especialmente pensando em procedimentos futuros. 

Então, se você deseja realizar um transplante capilar ou se você já fez, no passado, e não está contente com a densidade atual, agende sua consulta! 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *