O que acontece após o transplante capilar?
O pós-operatório tardio do transplante capilar é importante para o resultado final
O pós-operatório tardio do transplante capilar é muito importante para o resultado final do procedimento, para o crescimento dos cabelos transplantados.
Primeiramente, sabe-se que o fio transplantado é definitivo, quando a técnica é bem executada. Ou seja, a região doadora (posterior) tem uma origem embriológica diferente da área que recebeu os folículos.
Por isso, quando o cabelo é transplantado, ele vai com memória da região posterior e não tem receptor ao hormônio dihidrotestosterona, por isso ele tem uma sobrevida longa.
Porém, dependendo do grau de calvície da pessoa, ela ainda tem fios residuais, logo é preciso seguir tratando esses fios.
Tratamento após o transplante capilar
Então, o tratamento deve ser mantido, seja com uso de vitaminas, medicamento tópico, medicamento via oral e uso de shampoos específicos, conforme orientação médica.
Vale lembrar que as vitaminas para cabelo que encontramos no mercado ou que manipulamos são, em sua maioria, aminoácidos e não possuem o poder de interromper a progressão da calvície.
Assim, o uso do minoxidil deve continuar, mesmo após o transplante capilar. Este medicamento retarda a progressão da calvície e não a interrompe.
Por essa razão, há também a necessidade de os pacientes utilizarem a finasterida, embora muitos pacientes não gostem dessa opção por conta dos efeitos colaterais.
Podemos também aplicar a finasterida de forma tópica, por microagulhamento ou laser, fazendo drug delivery.
De qualquer forma, é preciso inibir o hormônio DHT para controlar a progressão da calvície.
Muitos pacientes chegam em busca da cirurgia como uma solução definitiva e final, mas não é assim que funciona. É preciso ter um hábito, uma rotina de cuidados constantes.
Por esse motivo também é que deve ser constante o acompanhamento médico, pelo menos com uma visita anual, de forma a acompanhar a calvície e atualizar o tratamento.
Então, a pessoa que não quer ser calva, precisa dedicar alguns minutos do dia para cuidar de seus cabelos.
Assim como quem quer manter os dentes na boca precisa escovar os dentes todos os dias. E estabelecendo uma rotina, não há esforço.
É possível fazer um novo transplante?
Entretanto, há pacientes que não desejam ter essa rotina e falam que podem operar de novo depois de algum tempo, mas não é bem assim.
A área doadora não é infinita, há um limite de extrações que podem ser feitas para que ela não fique rarefeita e não haja um trauma, uma lesão vascular.
Por isso não dá para ficar voltando à área doadora muitas vezes para realizar novos transplantes. Então é mais inteligente que os pacientes tenham a consciência de que é preciso fazer um acompanhamento constante e manter os cuidados em casa.
Além disso, podemos também usar os pelos da barba na complementação do volume, mas o melhor caminho mesmo é cuidar para evitar uma progressão acelerada da calvície.
Geralmente, os pacientes mais jovens são os que têm essa resistência. Aqueles que recuperam os cabelos depois de terem convivido com a calvície por um longo tempo, valorizam mais os fios e os cuidados.
Mas a realização do transplante capilar é realmente um marco na vida dos pacientes, motivo de grande alegria e satisfação.
0 comentário