Minoxidil tópico funciona para todo mundo?

Publicado por Clínica Muricy em

Minoxidil tópico: alguns pacientes não respondem ao tratamento

O Minoxidil tópico é o medicamento mais utilizado nos tratamentos de calvície, tanto em homens quanto em mulheres. Mas alguns pacientes não respondem ao tratamento. 

Recentemente falamos sobre a ação desse medicamento, o qual provoca um aumento da queda de cabelo, no primeiro momento, porque acelera o ciclo capilar. 

É importante compreender a ação esperada da medicação, para que não se corra o risco de interromper ou abandonar um tratamento sem necessidade.

Por que algumas pessoas não respondem ao Minoxidil tópico?

Acontece que alguns pacientes de fato não respondem ao Minoxidil tópico, infelizmente. Por que isso acontece? 

Isso acontece porque essas pessoas têm a deficiência de uma enzima necessária para o processo de ação do medicamento. 

Quando o Minoxidil entra em contato com a pele, ele precisa ser transformado em sulfato de minoxidil, o que acontece através da ação de uma enzima chamada salt 1 a 1. 

Assim, algumas pessoas não possuem essa enzima, o que impede a transformação da parte ativa do Minoxidil e, consequentemente, sua ação sobre a calvície. 

Por isso, existe uma parte da população em que o Minoxidil tópico não faz efeito. 

Existe alternativa para o tratamento? 

Mas, para essas pessoas, a boa notícia é que pode ser usado o Minoxidil via oral, porque a metabolização não é na pele e sim no fígado, por meio de outra enzima. 

Então, os estudos demonstram que pessoas que não respondem ao Minoxidil tópico podem sim responder ao medicamento via oral. 

Por isso, se você tem dúvidas se o seu tratamento está dando certo, procure o seu médico ou venha fazer uma avaliação aqui na Clínica Muricy, para adequar o seu tratamento, se esse for o caso. 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *