Tratamento para calvície sem medicamento
Tratamento para calvície sem finasterida?
O tratamento indicado para calvície é aquele no qual associamos o minoxidil com a finasterida.
O Minoxidil atuando no ciclo capilar e prolongando a fase de crescimento e a finasterida bloqueando a ação da dihidrotestosterona no receptor, impedindo a miniaturização. Esse é o caminho correto.
Porém, quando o paciente tem efeito colateral, infelizmente, nós temos que ter uma abordagem diferenciada.
Além disso, muitos pacientes têm receio de usar finasterida via oral.
Então, quais seriam as outras opções de tratamento?
Tratamentos para calvície
O tratamento com medicamentos de uso tópico, funciona?
Uma alternativa ao uso da finasterida via oral, seria o uso do da medicação tópica.
Ainda tem muito caminho pela frente a respeito disso.
Existem estudos, inclusive na Europa, mas a gente precisa realmente ter mais embasamento para saber a questão de porcentagem, o quanto vai para a corrente sanguínea, a fim de não causar esses efeitos colaterais.
Além disso, também saber o quanto que vai ser eficiente.
O que se sabe é que não parece ser tão eficiente, claro, quanto a finasterida via oral, mas é uma opção para esses pacientes.
É a tentativa de um tratamento locoregional, ou seja, a dose que é colocada via tópica é infinitamente menor, porque ela absorve muito menos.
A via percutânea realmente existe, inclusive vários tratamentos são feitos assim, como a reposição hormonal, porém é uma dose menor e ainda existe o desafio da absorção a nível de couro cabeludo.
Mas ainda existem outras possibilidades, também para melhorar essa absorção, que seriam as intervenções que fazemos em consultório.
Tratamentos em consultório
O microagulhamento é uma dessas opções. Com o roller, que é um rolinho cheio de agulhas, são abertos pertuitos no couro cabeludo e aplica medicações, tais como minoxidil e até mesmo a finasterida.
Além disso, o MMP é uma outra opção. Através de uma máquina, a gente faz a microinfusão de medicamentos na pele.
Então utiliza-se também o couro cabeludo para que a medicação seja injetada direto no couro cabeludo.
Uma outra opção é a mesoterapia capilar. Nela a gente também pode utilizar essas medicações para injetar diretamente no couro cabeludo, com uma agulha fininha.
E, além dessas três, que utilizam agulhas, temos também a possibilidade do uso do laser fracionado não ablativo. Nesse caso, associando também o minoxidil e a finasterida.
Por fim, outra opção seria o uso domiciliar de luzes, led ou até mesmo lasers em forma de capacetes ou tiaras.
Alerta sobre microagulhamento
Aproveitando o assunto do microagulhamento, é importante salientar a importância de o procedimento ser realizado na frequência correta e com medicação estéril.
Porque, com a internet, as pessoas têm acesso a vários materiais, achando que são inócuos.
Mas com o microagulhamento, você está abrindo orifícios, portas de entrada na pele ou no couro cabeludo para colocação de medicação.
Quando isso é feito em consultório médico, a medicação é aberta na hora, é específica e manipulada em farmácia especializada em medicação estéril.
Ou seja, não é para a pessoa simplesmente comprar um roller, passar no couro cabeludo em casa, pegar a loção de minoxidil que está aberta no banheiro e aplicar, porque há o risco de gerar uma infecção.
Outra questão do microagulhamento é que, dependendo da profundidade, dependendo da frequência, você pode gerar fibrose e, ao invés de gerar uma melhora da sua calvície, vai gerar uma piora do quadro de uma forma geral.
Novas opções em breve!
Mas é importante o paciente que não pode fazer uso de finasterida, por alguma razão, saber que existem outras alternativas e que o médico que trata sua calvície vai usar de todas as armas para isso.
Ao mesmo tempo, é importante falar que, nesses casos, provavelmente a progressão da calvície pode acontecer, ainda que de forma mais lenta.
Por isso o acompanhamento médico é tão importante.
Além disso, saiba que existem estudos frequentes e há a probabilidade de sair uma medicação nova de uso tópico, para competir com o receptor da testosterona, e que pode ser uma promessa de tratamento eficaz contra a calvície.
Já está na fase 3 de estudo e estamos todos ansiosos para o lançamento desse novo medicamento, que promete fazer um bloqueio tópico da testosterona e auxiliar no tratamento da alopecia androgenética.
0 comentário