10 perguntas sobre Minoxidil
10 perguntas mais frequentes sobre Minoxidil
Hoje você vai saber quais são as 10 perguntas mais frequentes a respeito do Minoxidil.
1. Estou usando Minoxidil há alguns meses e agora meu couro cabeludo está coçando muito e apresenta vermelhidão. O que está acontecendo?
Esse é um efeito colateral do uso do Minoxidil tópico, chamado dermatite. Isso se resolve suspendendo o uso e tratando adequadamente.
Além disso, quem tem alergia ao medicamento tópico, geralmente não apresenta o mesmo problema com o medicamento oral. Então, assim, é possível fazer o ajuste do tratamento.
Quando ainda não existia o medicamento oral não tinha outro jeito a não ser interromper o tratamento, porque a coceira voltava quando o uso do medicamento era retomado.
2. Minoxidil gera impotência?
Essa é uma das perguntas mais frequentes. E a resposta é NÃO!
É uma medicação vasodilatadora, mas que não tem nenhum tipo de ação hormonal, por isso não causa nenhum efeito sobre a parte sexual.
3. Comecei a usar Minoxidil tópico, estou satisfeita, mas começaram a nascer pelos no meu rosto. Por que isso acontece?
Muitas mulheres acreditam que é porque deixaram o medicamento escorrer na hora de aplicar. Mas o mais comum é um efeito à distância.
Podem nascer pelos na região de têmpora e no ossinho da bochecha.
Para resolver isso, pode ser feito um ajuste de dosagem ou também a depilação com laser nesses locais.
O surgimento desses pelos é um dos sinais de que a medicação está agindo, ou seja, o resultado no couro cabeludo também vai aparecer.
4. Quantas gotas eu preciso passar?
Não se pode encharcar o cabelo com a medicação. O indicado é apenas umedecer o cabelo, usar cerca de 1ml, também para evitar os efeitos colaterais.
5. Comecei a usar o Minoxidil e meu cabelo começou a cair. Significa que está fazendo efeito ao contrário?
Não. Essa é uma dúvida super importante de esclarecer. Isso se chama efeito shedding.
Para o Minoxidil começar a agir ele atua nos fios que já estão em fase de queda, os quais se desprendem mais rapidamente. Assim a medicação pode começar a agir nos fios que estão em fase de crescimento.
Entre 4 a 6 semanas do início do uso do medicamento pode acontecer um aumento de queda, desses fios que já estavam se desprendendo, mas outros fios estão crescendo sob o efeito da medicação.
Então é um efeito positivo do remédio. Não pare o uso da medicação! Informe o dermatologista para que ele descarte outra possibilidade, mas fique tranquilo, porque ela vai parar.
6. Tenho que passar sempre com o cabelo seco?
Na bula do Minoxidil tópico diz que deve passar com o cabelo seco, porém, já saíram estudos sobre a aplicação no cabelo molhado e não há problema em aplicar com os cabelos molhados.
Se a aplicação for feita à noite, é importante esperar um tempo para deitar, cerca de 1 ou 2 horas, para que o produto não fique depositado no travesseiro e sim no couro cabeludo.
Além disso, o medicamento não deve ser aplicado nos fios e sim no couro cabeludo, para que ele atue no local onde há o problema.
Até porque o Minoxidil resseca o fio de cabelo.
7. Deve ser usado duas vezes por dia ou posso usar uma vez só?
Antigamente tinha-se como base usar o Minoxidil tópico em dosagem mais alta para homens e mais baixa para mulheres.
Com a chegada do medicamento via oral isso mudou um pouco, porque quando o tratamento é combinado (tópico e oral), pode-se reduzir a dosagem da aplicação.
Então pode-se indicar a concentração de 5% uma vez ao dia para mulheres e para homens duas vezes ao dia, o que pode ser flexibilizado quando combinado com o medicamento oral.
Outra preocupação, principalmente das mulheres, surge quando há um evento, um compromisso. Precisa passar a loção e sair com o cabelo ensebado? Não!
Se o medicamento permanecer por 4 horas no couro cabeludo, ele tem uma absorção em torno de 75%. Então pode aplicar 4 horas antes do compromisso e arrumar o cabelo.
Além disso, não precisa lavar o cabelo toda vez antes de passar. Você pode passar duas vezes ao dia e lavar os cabelos apenas no dia seguinte.
8. E na barba, funciona?
Sim! Vai engrossar o fio, inclusive na sobrancelha também. Mas, claro, existe um limite de ação.
Alguns homens têm a barba mais rala geneticamente, então talvez não seja possível cobrir toda a região, fechar a barba, mas tendo o pelo é possível sim aumentar a densidade e engrossar o fio.
9. Pode ser usado na gestação e na amamentação?
Na gestação não se recomenda o uso do Minoxidil. Para mulheres em amamentação, pode ser usado em uma dosagem menor.
Mas é fundamental falar com o dermatologista antes de engravidar, caso a mulher já esteja fazendo o tratamento com o Minoxidil.
10. O medicamento só funciona na coroa?
Não, a ação é em qualquer local que tenha cabelo e pelo. Acontece que o primeiro estudo feito com o medicamento foi realizado na região da coroa, por isso muitas pessoas acreditam que sua ação seja concentrada nessa área.
Mas é importante dizer que, nos homens, na maioria das vezes, a calvície começa na região das entradas.
Então, se o folículo naquela região já tiver morrido, não vai adiantar passar o Minoxidil na esperança de recuperar os pelos.
Mas onde houver pelo miniaturizado, o medicamento vai agir.
Se você deseja tratar a calvície ou tem notado uma queda de cabelo mais acentuada, agende uma consulta e venha saber se o Minoxidil é indicado para você.
0 comentário