Calvície: como tratar corretamente?

Publicado por Clínica Muricy em

Calvície: como acontece o tratamento 

A calvície pode afetar tanto homens quanto mulheres, de forma diferente e é importante que seja tratada de forma correta. 

Seria ótimo se o tratamento da calvície fosse simplesmente usar o Minoxidil uma vez ao dia e todo o problema fosse solucionado, mas infelizmente não é assim

Um dos principais tratamentos da calvície é o uso frequente, contínuo e ininterrupto do Minoxidil. 

Essa é uma medicação que tem objetivo de prolongar a fase de crescimento do cabelo. 

O que acontece na calvície 

Na calvície a fase de crescimento do cabelo vai encurtando e o ciclo fica mais rápido, por isso uma pessoa vê mais queda. 

Só que pela ação do hormônio dihidrotestosterona, a cada ciclo do cabelo ele vai se tornando mais curto. 

Um cabelo saudável é comprido, profundo na pele. Ele tem um bulbo relativamente grande e produz um fio que nós chamamos de terminal. 

À medida que vai sofrendo a ação do hormônio, ele vai subindo na derme e se tornando um fio mais fino, mais claro, com o bulbo um pouco menor. 

O que acontece com o uso do Minoxidil?

Em graus bem avançados de calvície o fio é extremamente miniaturizado, com uma raiz bem fraca que produz um fio bem fininho e delicado, que não consegue atingir um comprimento. 

Esse fio miniaturizado não vai conseguir ter o comprimento de um fio normal, que cresce um centímetro ao mês. 

As pessoas perguntam se com a utilização da medicação vão conseguir com que este fio bem fininho e bastante miniaturizado volte a crescer e ter uma vida capilar normal. 

Infelizmente isso não acontece. 

Os estudos demonstram que a partir de um certo grau de miniaturização, quando o bulbo está bem na derme superior e acima um pouco do músculo eretor do pelo ele não volta mais a ser um fio terminal. 

Em uma calvície bem avançada tratada com Minoxidil, você vai conseguir formar no máximo uma penugem. 

O pelo volta até a ter um ciclo razoável, volta a ter uma penugem, mas ele não consegue se transformar novamente em um fio terminal, que cresce um centímetro ao mês e que vai povoar toda aquela área calva. 

Por isso a grande dica continua sendo a de que quanto mais cedo se trata, melhor o resultado clínico. 

Também é mais fácil, no sentido de ganho estético, esse fio conseguir voltar à ciclagem de uma forma correta. 

Se você é jovem ou se você tem um parente em jovem que está começando a ter sinais de calvície, esse é o momento para iniciar o tratamento clínico, então procure o dermatologista ou agende aqui na clínica a sua consulta.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *