Minoxidil oral tem efeitos colaterais?
Minoxidil oral: cuidados com a medicação
O Minoxidil via oral é a novidade no tratamento clínico da queda de cabelo e da calvície, no lugar da loção de uso tópico.
É importantíssimo que as pessoas entendam que as medicações devem sempre ser prescritas por médicos.
Mesmo quando se trata da calvície, mesmo uma simples queda de cabelo.
Infelizmente a automedicação pode sim trazer efeitos colaterais e o Minoxidil entra nessa categoria.
O Minoxidil tópico é liberado como um remédio OTC, ou seja, que é para ser comprado sem receita médica.
Isso porque se verificou em testes, em pesquisas que, se usado topicamente e na dosagem correta, ele traz poucos efeitos colaterais e se eles surgirem, serão leves como, por exemplo, vermelhidão, coceira, alergia.
Ele pode gerar o que a gente chama de shedding, que é uma renovação do ciclo capilar e gerar um pouquinho de queda de cabelo, isso em torno de 5% dos pacientes.
Já o Minoxidil via oral entra numa outra categoria tratamento, na qual deve haver sempre acompanhamento médico, porque as pessoas respondem de forma distinta
Hipertricose
Então qual é o efeito colateral mais observado? Hipertricose, o aumento de pelos.
Por isso o alerta nas mulheres, porque um homem que está tratando a calvície, a alopecia androgenética ou a queda de cabelo, ter um pouquinho mais de pelo para ele não vai fazer muita diferença.
Já as mulheres devem ter um acompanhamento preciso, com uma dose adequada, que começa a baixinha e a gente vai observando como ela responde.
Se houver necessidade e indicação, essa dose é aumentada. Muitas vezes a pessoa não consegue ter o discernimento de fazer tudo sozinha.
Inchaço
O segundo efeito colateral é edema de membros inferiores, o inchaço nas pernas.
Pode ocorrer em baixíssima porcentagem e é autolimitado, se resolve sozinho, mas precisa de um acompanhamento médico.
Se um paciente apresentar um edema, nós vamos observar qual foi a dose que ele tomou.
Será que só diminuindo a dose vai resolver? Será que eu preciso associar uma outra medicação para resolver esse problema?
Por isso que jamais nós indicamos o uso oral sem acompanhamento médico.
Hipotensão
O Minoxidil é um vasodilatador, então quando nós ingerimos o comprimido pode acontecer uma hipotensão postural? Pode, porque tem pessoas que já possuem a pressão baixinha.
De uma forma geral isso se observa em doses altas, nas doses pequenas usadas para cabelo, eu, particulamente, na minha prática do dia a dia, nunca observei, mas em medicina não existe 100%.
Por isso mais uma vez eu friso que Minoxidil via oral só deve ser prescrito com acompanhamento médico.
Shedding
Outro efeito colateral que pode ser observado é a própria queda de cabelo logo depois do início do uso, como nós observamos na loção, o famoso shedding.
É como seu o fio que estava numa fase telógena tem isso acelerado, cai e vem o outro fio novo mais rápido no local.
Os pacientes se desesperam, acham que piorou a queda, mas isso pode acontecer com 5% dos pacientes e eles precisam do médico para orientá-los.
Urticária
Por último outro efeito relatado é a urticária, que eu também nunca vi na minha prática diária, mas pode acontecer. Seriam placas pelo corpo que coçam.
Então são efeitos leves e reversíveis, caso você suspenda a medicação, e controláveis no caso da pessoa que queira continuar com o tratamento.
Minoxidil via oral tem receita controlada, mas pessoas não conseguem comprar sem receita e precisa sim de acompanhamento médico, como em qualquer outro tratamento, porque as pessoas são diferentes e respondem diferente.
Se porventura um indivíduo apresentar efeito colateral, ele vai ter o médico para sanar o problema.
0 comentário