Transplante capilar: o passo a passo
Transplante capilar: saiba o que acontece no dia da cirurgia
O transplante capilar é nosso tema de hoje, mais especificamente o passo a passo do que acontece no dia, no momento do procedimento.
Muitas pessoas perguntam como vai funcionar no dia da cirurgia, se vai ficar dormindo o tempo todo ou se existe algum intervalo para levantar, comer e voltar para finalizar.
Isso porque a cirurgia de transplante capilar é longa, são 7, 8 horas de procedimento e isso gera muito medo em muitas pessoas. Como acontece tudo isso?
O cabelo é retirado é colocado no mesmo dia?
Eu prefiro realizar tudo em um dia só e com isso a nossa a rotina da cirurgia ocorre com o paciente sedado, ou seja, o paciente dorme, não vê nada e isso gera muita tranquilidade e paz.
Não tem dentro da minha rotina essa história de levantar, parar para almoçar, assistir filme durante o procedimento.
A anestesia é sedação, então o paciente fica tranquilo, dormindo para não sentir a picada da anestesia local e para não ver esse tempo passar.
Centro cirúrgico
Eu trabalho em centro cirúrgico e a maca é hospitalar, o paciente fica deitado nessa mesa cirúrgica com todo o conforto.
Ela foi encomendada especialmente para a Clínica Muricy e tem várias adaptações de uma mesa cirúrgica normal.
Ela tem apoio de braço, tem movimentos, me permite lateralizar a mesa para ter um acesso melhor para trabalhar na cabeça do paciente.
Ela vai para um lado e para o outro e com os apoios laterais não há perigo de o paciente cair.
A parte da apoia a cabeça também foi adaptada para nós e é como as macas de massagem que têm um furo no centro.
O paciente fica deitado de barriga para baixo com a cabeça nessa almofada que é confortável e eu, junto com a minha equipe, consigo trabalhar na retirada das unidades foliculares como o paciente de barriga para baixo e sempre monitorado.
Retirada e colocação dos fios
As pessoas perguntam também se a gente retira e já começa a colocar e isso depende.
Se for um paciente em que nós vamos começar pela coroa, pela parte de cima, nós conseguimos dentro dessa logística, enquanto eu estou extraindo as unidades foliculares, eu já fiz as incisões previamente na coroa e nós colocamos ao mesmo tempo.
Mas quando o foco é a região anterior, primeiro nós retiramos as unidades foliculares da área doadora e colocamos nos potinhos estéreis com uma solução específica.
Eles ficam armazenados em uma mesa que foi adaptada para nós, com um aparelho de refrigeração que mantém a temperatura dos enxertos sempre estável, em torno de 4°C.
Antes disso os enxertos passam pelo microscópio cirúrgico para controle de qualidade.
Isso é realizado pelas assistentes que ficam somente com essa parte enquanto o restante da equipe está comigo realizando o procedimento.
Quando termina toda a retirada, o que isso leva em torno de 3 a 4 horas, nós desviramos o paciente de barriga para cima e ele consegue fazer isso sozinho, porque é uma sedação leve.
A partir daí nós começamos a colocação das unidades foliculares. É uma cirurgia na qual em torno de 8 horas nós conseguimos colocar 4.000 até 5.000 unidades, o que significa 8, 9 ou até 10 mil fios de cabelo, dependendo da área doadora de cada paciente.
Se ainda ficou alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe para saber mais.
0 comentário